Page 46 - Revista LER&Cia Edição 86
P. 46

LER&CIA / Caligrafia











                   A VOLTA DA











        Caligrafia




































                      > Forte tradição nos EUA e muito comum na
                   Europa, o lettering voltou a ganhar força no
                   Brasil nos últimos anos. A arte de desenhar “à
                   mão livre”, alternando imagens e letras, já foi um
                   recurso muito recorrente na publicidade e agora
                   retorna como uma espécie de “resposta” a um
                   mundo quase que completamente tecnológico.               O lettering é mais artístico do que
                                                                            a tipografia. “O desenho de uma
                                                                            família de letras com todos os
                      Essa é a avaliação do designer gráfico e ilustrador   caracteres utilizáveis em diversos
                                                                            meios, dos mais variados tamanhos,
                   Osvalter Urbinati, fã da técnica e que traz aos leitores da   é a tipografia. Já o lettering se
                   LER&CIA dicas para quem quer se arriscar e começar       assemelha a uma marca: você
                   no lettering. “Acredito que funciona como a moda, em     desenha as letras para formar uma
                   ciclos, que sempre tem alguma estética que volta a ser   palavra, ou sequência de palavras
                   utilizada e fazer sentido”, diz.                         para um uso específico”, explica.


     46   MAIO E JUNHO DE 2019
   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51