Page 56 - Revista LER&Cia Edição 86
P. 56
LER&CIA / Funkos
CABEÇUDOS E
adoráveis fundada em 1998, por Mike Becker.
A Funko, fabricante dos Pops, foi
A intenção inicial era produzir brin-
quedos básicos, com foco em nostal-
gia. O primeiro personagem retra-
tado foi o mascote Big Boy, de uma
rede de lanchonetes americana. De
> Uma febre tomou conta do mundo acordo com o site Mental Floss, a
dos colecionáveis. É assim que podemos inspiração ocorreu quando Becker
descrever os bonecos Funko Pop, os adoráveis foi procurar colecionáveis do perso-
“cabeçudos” que adquirem a forma de nagem na internet e achou que es-
muitos personagens famosos da ficção. tavam muito caros. Com o projeto
em mãos, foi até a dona da franquia
O roteiro é basicamente o mesmo: assim que um e teve a ideia aprovada.
filme ou série é lançado, as prateleiras das lojas se O passo seguinte foi em 1999,
enchem com bonecos Pop de vilões e heróis daque- com o licenciamento de bone-
le título. O incrível é que, apesar de muito similares cos para a sequência do filme Aus-
entre si, eles ainda guardam características marcan- tin Powers, no Brasil chamada de O
tes e cativantes, que fazem parte de seu charme e Agente ‘Bond’ Cama. Como conse-
sucesso. guiu atender à demanda prevista para
Mas a história dos Funkos não é recente. E eles os produtos, viabilizou-se como um
começaram com a cabeça bem menor do que atu- participante respeitado no ramo de
almente. colecionáveis.
56 MAIO E JUNHO DE 2019 REPRODUÇÃO/ DISNEY