Page 66 - Revista LER&Cia Edição 86
P. 66

LER&CIA / Holofote


           EDUARDO                                          LER&CIA | Você afirma que o autoconhecimento é funda-

                                                            mental para a satisfação profissional. Por quê?
                                                            Eduardo Ferraz | Antes de mudar qualquer aspecto em
           FERRAZ,                                          sua profissão ou de seguir em uma nova direção, a pes-
                                                            soa precisa conhecer seus pontos fortes para aproveitá-los
                                                            ao máximo, mas também deve ter plena consciência de
                                                            seus pontos limitantes e ajustá-los. Ao estudar como se
           CONSULTOR E ESCRITOR                             formou sua personalidade, o profissional verá que exis-

                                                            tem comportamentos que podem ser alterados e outros
                                                            quase imutáveis. Entender o que é possível mudar e o
              > Você conhece pessoas que estão infelizes em   que deve ser aceito será fundamental. Assim, a pessoa
           empregos considerados ótimos? Isso acontece      poderá usar sua energia para obter o melhor de si, sem
           porque há muitos profissionais em funções que    desperdiçá-la com o que não vale a pena.
           são incompatíveis com sua personalidade.
                                                            Você apresenta a tese de que as pessoas agem, em seu cotidia-
              O consultor Eduardo Ferraz, que tem mais de 30   no, guiadas por “filtros mentais”. Como eles interferem em
           anos de experiência em gestão de pessoas, lançou uma   nosso comportamento?
           obra para ajudar profissionais que se sentem no lugar   Inconscientemente, distorcemos os fatos porque enxerga-
           errado. “O livro Seja a pessoa certa no lugar certo traz   mos o mundo por meio de filtros ou viéses cognitivos, que
           ferramentas baseadas nos conceitos mais modernos da   nos levam a perceber as informações de maneira parcial.
           neurociência comportamental, da psicologia aplicada   Isso significa que vemos, sentimos e interpretamos o mun-
           e em minha experiência de mais de três décadas em   do diferentemente do que acontece na realidade. Dito de
           gestão de pessoas”, explica o autor.             outra maneira, criamos roteiros mentais falhos que orga-
              A obra oferece instruções claras, testes objetivos e   nizam nossa tomada de decisão. O problema é que, mui-
           metodologia prática para ajudar o leitor a definir os em-  tas vezes, um roteiro equivocado nos leva a caminhos nos
           pregos, atividades e profissões mais compatíveis com   quais perdemos muito tempo – em alguns casos, anos –
           sua personalidade. Além disso, auxilia o gestor a apro-  ao insistirmos em empregos ruins, em profissões para as
           veitar melhor os talentos de sua equipe. Confira entre-  quais não temos talento ou em negócios inviáveis.
           vista exclusiva com o autor.
                                                            Quais características a pessoa  deve conhecer sobre si pró-
                                                            prio?
                                       SAIBA MAIS           Existem  quatro  pilares  estruturais  na  personalidade,
                                                            também conhecidos como perfil DISC: Dominância,
                                      SEJA A PESSOA         Influência, Estabilidade e Conformidade. Além de es-
                                      CERTA NO              tudar o próprio perfil, a pessoa deverá conhecer suas
         DIVULGAÇÃO                   LUGAR CERTO           motivações profissionais, seus talentos naturais, suas
                                      Eduardo Ferraz/
                                      Planeta Estratégia    atitudes positivas e seus pontos limitantes, todos expli-
                                      de R$ 41,90           cados no livro.
                                      por R$ 37,70
                                                            É possível tentar adaptar nossa personalidade para se adequar
                                                            a um trabalho ou será um esforço inútil?
                                                            Sempre é possível ajustar alguns aspectos da persona-
                                                              lidade para se adaptar melhor a um trabalho. Entre-
                                                              tanto, essa “margem de manobra”, que os neurocien-
                                                              tistas chamam de neuroplasticidade, têm limites. Se
                                                              você gosta de pelo menos 70% do que faz no traba-
                                                              lho, provavelmente está no lugar certo. Os outros
                                                              30% são chateações, problemas e desconfortos que
                                                              todo mundo tem em qualquer lugar. O contrário indi-
                                                              ca que você está no lugar errado. l


     66   MAIO E JUNHO DE 2019
   61   62   63   64   65   66   67   68