Page 45 - Revista LER&Cia Edição 90
P. 45

Brinquedos









              O ato de brincar, que está enraizado na história da   dela, a criança precisa aprender a aprender”, explica
              humanidade,  deve estar  relacionado à  aprendiza-  a psicóloga.
              gem:  é  o  que  afirma  a  psicóloga  Ana  Lúcia  Freitas   Muitos  brinquedos  que  estiveram  presentes  na  in-
              de  Andrade. “Não tem como  aprender  sem brincar.   fância da  maioria  das pessoas, apesar de normal-
              A criança se expressa e se organiza psiquicamente   mente não serem categorizados desta forma, fazem
              através da brincadeira”, esclarece. Por isso, além de   parte do grupo dos pedagógicos. Quem diria que o
              materiais clássicos, muitas escolas também solici-  dominó, protagonista em campeonatos nos encon-
              tam brinquedos pedagógicos, normalmente em tur-  tros de família, e o clássico jogo da memória seriam
              mas da pré-escola e, inclusive, no primeiro segmento   brinquedos  com  alta  capacidade  de  auxiliar  o  pro-
              do ensino fundamental.                          cesso de aprendizagem das crianças?
              Normalmente,  estes  brinquedos  envolvem  diversão   Para Ana Lúcia, não apenas os pequenos se benefici-
              e prazer para as crianças, mas têm o objetivo prin-  am com atividades prazerosas e educativas: adoles-
              cipal de auxiliar o processo de aprendizagem. “Uma   centes e adultos também podem aprender brincan-
              criança  que  consegue  entender  que  aprender  pode   do. “O War, jogo de tabuleiro, é um ótimo exemplo. Ele
              –  e  deve!  –  ser  divertido,  na  verdade,  vai  aprender   pode ajudar a aprender geografia e até a relacionar
              a aprender. E é isso que os pedagogos preconizam:   com história. Já em dinâmicas de grupo, por que não
              para  ter autonomia no processo  de aprendizagem   utilizar jogos motivacionais?”, conclui.













                                                NA IDADE CERTA


              Até 2 anos           A partir de 2 anos         A partir de 4 anos          A partir de 6 anos
                                                          As crianças já percebem que os   Com a proximidade da
           Nesta época, estímulos   Aqui, é benéfico que   brinquedos são instrumentos   alfabetização, é aconselhável
              sensoriais são        os pequenos sejam       de aprendizagem. Prefira os   imergir os pequenos em meio
           importantíssimos. Por     estimulados com       que estimulam o raciocínio, a   às letras e números. Jogos
           isso, boas opções são   brincadeiras imaginativas.   criatividade e a coordenação   com alfabeto e continhas
           tapetes de atividades e   Opte por jogos de encaixar   motora, como massinhas de   matemáticas simples são ótimas
            brinquedos sonoros.     e blocos de montar.     modelar e quebra-cabeças.   opções para este momento.










                                                            Conjunto Super Massa
              Phone Baby            Jogo Tangram 70          Aprendendo as Horas          Caixinha de Letras
                 Azul               Peças de Madeira               ESTRELA
                                                                                               TOYSTER
                 BUBA                   CIABRINK                DE R$ 44,90 POR:            DE R$ 61,90 POR:
             R$  48  ,40             R$  53  ,90                R$  29  ,00                R$  54   ,90



                                                                                   janeir
                                                                                   janeiro/fevereiro 2020   45o/fevereiro 2020   45
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50